Viagem: Loreto

09/03/2012

À beira do Mar Adriático, localiza-se um dos maiores e mais antigos santuários da Itália. Originário do ano de 1586, o Santuário da Santa Casa de Loreto é um dos pontos turísticos mais visitados pelos fiéis católicos, sobretudo da Itália e da Croácia, que mantém uma relação bastante estreita com a história do local. Entre lendas cristãs e histórias criadas pelos povoados próximos, nasceu na região a lenda de que no local onde foi erguido o santuário foi a antiga casa da família da mãe de Jesus.

Construída em estilo gótico, a basílica do santuário teve sua história interessando a grandes nomes da época, como Erasmo de Roterdã e René Descartes, ilustres cristão que peregrinaram até esta localidade no norte da península itálica. Em seu interior, foram pintados mosaicos por toda a igreja. Exteriormente, a arquitetura é destacada pela fachada rica em adornos e pelo campanário, que abriga um sino de onze toneladas.

A maior atração do local é a Santa Casa, motivo principal das peregrinações desde o século XIV, independente das religiões. A pequena casa de pedra é simples e rústica, apenas com uma imagem negra talhada em cedro-de-Líbano da Virgem Maria com Jesus no colo.

Conheça mais do Santuário de Loreto no vídeo abaixo.

Fonte: http://www.santuarioloreto.it/ e Wiki.

Deixe o seu comentário

Posts mais populares