Morre Margaret Thatcher

08/04/2013

Margaret Thatcher faleceu, nesta segunda-feira (8 de Abril), aos 87 anos. Nascida no dia 13 de Outubro de 1925, em Lincolnshire, Inglaterra. Thatcher estudou ciências químicas na Universidade de Oxford, antes de se tornar barrister (Advogada). Nas eleições gerais de 1959, no Reino Unido, foi eleita parlamentar pela região de Finchley, sendo nomeada  Secretária do Departamento de Educação e Habilidades. Assim, iniciava sua carreira política que marcou profundamente a Inglaterra do século XX.

Alguns momentos importantes podem ser destacados, como a autodeterminação para impulsionar a liberalização econômica dos anos 1980, a resistência às pressões européias, o envio da Marinha Real às Malvinas para combater as tropas argentinas (1982) e sua intransigência perante o nacionalismo do grupo IRA na Irlanda do Norte.

Devido a sua postura autoritária,Thatcher ficou conhecida como a “Dama de Ferro” – mesmo título que recebeu o filme baseado em sua vida. O longa recebeu variadas críticas, no entanto, a representação de Margaret Thacher rendeu o prêmio Oscar 2012 de melhor atriz para Meryl Streep, que foi muito aclamada.

Uma das mulheres mais poderosas do planeta, Thatcher terminou sua vida sofrendo com a insanidade mental. Ela foi muito afetada  pela perda de seu marido, Denis, após mais de 50 anos de casamento, o que a obrigou a renunciar, em 2003. O funeral de Margaret Thacher terá honras militares. Depois, o corpo será cremado, segundo comunicado emitido pelo governo britânico. Margaret-Thatcher-Morte

Deixe o seu comentário

Posts mais populares