Leila Diniz

14/06/2013

No dia 14 de junho de 1972 o Brasil perdia mais um dos seus grandes talentos, Leila Diniz. A atriz nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, formou-se em magistério e foi professora do jardim de infância em uma escola no subúrbio carioca. Aos dezessete anos, Leila casou-se com o cineasta Domingos de Oliveira. Três anos se passaram e, após o divórcio, a jovem teve a oportunidade de trabalhar como atriz.

Leila Diniz ficou conhecida por quebrar tabus na época em que a repressão dominava o Brasil, como no caso em que exibiu sua gravidez de biquíni na praia. Considerada uma mulher à frente do seu tempo, ousada e que detestava o convencional, foi invejada e criticada pela sociedade conservadora das décadas de 1960 e 1970.

Leila Diniz faleceu ainda jovem e no auge da fama, aos 27 anos, após um acidente aéreo sofrido quando voltava da Austrália. A atriz, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas idéias e atitudes, virou símbolo da revolução feminina.

Sobre ela, Carlos Drummond de Andrade escreveu: “Sem discurso nem requerimento. Leila Diniz soltou as mulheres de 20 anos presas ao tronco de uma especial escravidão”.

Leila Diniz 5

Deixe o seu comentário

Posts mais populares